quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tem salvação II

Amor-próprio, vc tem o seu? Está em alta? Trabalha ele diariamente? Li um livro ontem que trata do tema com muita delicadeza, sem perder a objetividade. 'Aprendendo a gostar de si mesmo', de Louise Hay. Auto ajuda? Isso mesmo! Porque se ajudar faz parte do processo.
Resumo agora os onze passos encontrados pela autora para a internalização desse aprendizado:

Passo 1
Não se critique: abandone o chicotinho e reconheça suas fraquezas sem culpa, procurando administrá-las da melhor forma possível.

Passo 2
Não se deixe assustar: pare de criar ilusões negativas com relação ao novo, inesperado, e procure ter uma visão otimista (ou pelo menos imparcial) com relação aos acontecimentos.

Passo 3
Seja amável, gentil e paciente: não só com os outros, mas consigo. Não desista dos seus desejos ou sonhos, caso eles demorem mais do que o esperado para se realizarem. Invista, escolha os pensamentos que incentivem-no a persistir.

Passo 4
Pense com bondade a seu respeito: faça afirmações positivas a seu respeito. Substitua a culpa pela responsabilidade. A culpa só causa dor; a responsabilidade causa movimento.

Passo 5
Relaxe: de olhos fechados, inspire e espire profundamente algumas vezes... durante a espiração, libere as tensões, solte o corpo e relaxe... repita o exercício sempre que sentir vontade.

Passo 6
Medite e visualize: utilizando a técnica que melhor assimilar, entre em contato consigo. Ouça a sua voz interior. A meditação faz milagres...

Passo 7
Elogie-se: a crítica destrói a auto-estima, o elogio a eleva. Identifique as suas qualidades e orgulhe-se delas. Não é uma questão de vaidade, mas de auto-valorização.

Passo 8
Apóie-se: peça ajuda, procure meios de apoio. Pode ser de forma impessoal, através de amigos e parentes. Ou profissional, procurando uma terapia tradicional ou alternativa.

Passo 9
Tenha carinho com o negativo: procure abandonar hábitos que comprometam a sua felicidade, sem odiá-los. Um dia eles já lhe serviram, mas hoje você optou por cultivar comportamentos que o façam progredir.

Passo 10
Cuide do seu corpo: alimente-se da melhor forma possível, procure praticar exercícios físicos que lhe tragam prazer e evite os excessos. Seu corpo é a casa da sua alma, cuide bem dela.

Passo 11
Faça o exercício do espelho: olhe para o espelho e diga o quanto vc se ama; que o seu amor é grande e verdadeiro. Repita em voz alta, se preferir. Mas não deixe de exercitar o seu amor por vc!

Como diria o Roger: "Eu me amo, eu me amo... não posso mais viver sem mim'.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Todo dia é dia

Fazer o bem vai além de iniciativas de voluntáriado ou solidariedade com uma motivação especial. Fazer o bem consiste também nos pequenos atos que praticamos diariamente sem nos darmos conta. Quando você se levanta para dar lugar a alguém no ônibus, independente de ser um idoso ou uma grávida (porque aí é obrigação!), quando cede o seu lugar na fila para uma pessoa com pressa, quando acaricia uma criança carente ou desconhecida, quando elogia sem interesse algum, quando ajuda por livre e espontânea vontade, enfim, quando faz algo bacana por outrem sem prever as consequências. Tais atitudes, muitas vezes imperceptíveis mesmo para nós que as praticamos, demonstram, da mesma forma, alguém 'do bem'. E é verdade quando dizem que fazer o bem faz bem. Já experimentou?

Tem salvação

Existe melhor sensação do que amar e ser amado??? Por que será que tantos têm tanta dificuldade não só para amar, mas para se deixarem ser amados? Amar parece tão fácil... e ser amado então? Moleza. Precisamos aprender a nos abrir pro amor. A aceitá-lo, venha de quem vier. Pois o amor, ao contrário da paixão, não aprisiona. O amor é pleno, altruísta. O amor não desgasta ou causa conflitos. Ele não é baseado no sexo ou na possessividade. No amor se pode tudo! Ele resiste à distância, à dor, à rejeição, até à morte. Pro amor não existem barreiras, ele transcende o tempo e o espaço. Por isso, gente, amem, amem muuuuuito. Pois só o amor salva!