quinta-feira, 29 de julho de 2010

Tem salvação II

Amor-próprio, vc tem o seu? Está em alta? Trabalha ele diariamente? Li um livro ontem que trata do tema com muita delicadeza, sem perder a objetividade. 'Aprendendo a gostar de si mesmo', de Louise Hay. Auto ajuda? Isso mesmo! Porque se ajudar faz parte do processo.
Resumo agora os onze passos encontrados pela autora para a internalização desse aprendizado:

Passo 1
Não se critique: abandone o chicotinho e reconheça suas fraquezas sem culpa, procurando administrá-las da melhor forma possível.

Passo 2
Não se deixe assustar: pare de criar ilusões negativas com relação ao novo, inesperado, e procure ter uma visão otimista (ou pelo menos imparcial) com relação aos acontecimentos.

Passo 3
Seja amável, gentil e paciente: não só com os outros, mas consigo. Não desista dos seus desejos ou sonhos, caso eles demorem mais do que o esperado para se realizarem. Invista, escolha os pensamentos que incentivem-no a persistir.

Passo 4
Pense com bondade a seu respeito: faça afirmações positivas a seu respeito. Substitua a culpa pela responsabilidade. A culpa só causa dor; a responsabilidade causa movimento.

Passo 5
Relaxe: de olhos fechados, inspire e espire profundamente algumas vezes... durante a espiração, libere as tensões, solte o corpo e relaxe... repita o exercício sempre que sentir vontade.

Passo 6
Medite e visualize: utilizando a técnica que melhor assimilar, entre em contato consigo. Ouça a sua voz interior. A meditação faz milagres...

Passo 7
Elogie-se: a crítica destrói a auto-estima, o elogio a eleva. Identifique as suas qualidades e orgulhe-se delas. Não é uma questão de vaidade, mas de auto-valorização.

Passo 8
Apóie-se: peça ajuda, procure meios de apoio. Pode ser de forma impessoal, através de amigos e parentes. Ou profissional, procurando uma terapia tradicional ou alternativa.

Passo 9
Tenha carinho com o negativo: procure abandonar hábitos que comprometam a sua felicidade, sem odiá-los. Um dia eles já lhe serviram, mas hoje você optou por cultivar comportamentos que o façam progredir.

Passo 10
Cuide do seu corpo: alimente-se da melhor forma possível, procure praticar exercícios físicos que lhe tragam prazer e evite os excessos. Seu corpo é a casa da sua alma, cuide bem dela.

Passo 11
Faça o exercício do espelho: olhe para o espelho e diga o quanto vc se ama; que o seu amor é grande e verdadeiro. Repita em voz alta, se preferir. Mas não deixe de exercitar o seu amor por vc!

Como diria o Roger: "Eu me amo, eu me amo... não posso mais viver sem mim'.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante, muito muito bom este artigo amiga!
    O importante é reconhecer que existe o problema da baixa estima, da auto-desvalorização... que sem querer estamos traindo, trapaceando a nós mesmos!
    Como diz no passo n. 8, começar pedindo ajuda ou conselho a um amigo. Os amigos de verdade querem o bem incodicional e não nos deixam nunca na mão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, amei o blog! Tá muito bonito, delicado e interessante. Sua foto tá bacanérrima!! E só nao to conseguindo assinar meu comentário pela conta do Google que tenho. Porque será?? Beijim. Veronica.

    ResponderExcluir